A importância da contabilidade na construção civil


As análises contábeis podem ajudar incorporadoras e construtoras a tomarem decisões financeiras e fiscais mais estratégicas. Mas não é só isso! Leia este artigo e entenda melhor o papel da contabilidade na construção civil

Quando se fala em contabilidade, muita gente pensa logo em uma coisa só: burocracia!

Porém, na prática, essa área de conhecimento vai muito além de complicações fiscais e governamentais. Ela é fundamental para a sobrevivência de uma organização no longo prazo, além de ser uma aliada importante para a tomada de decisões mais precisas.

Em linhas gerais, o papel básico da contabilidade na construção civil é proporcionar mais controle e segurança para manter as contas e obrigações fiscais da sua empresa em dia.

Mas, além disso, ao oferecer acesso eficiente e preciso às informações sobre o desempenho financeiro do seu negócio, a contabilidade também pode ser um diferencial competitivo. Afinal, as análises contábeis mostram a real performance da empresa, a segurança das operações e o potencial de ganho futuro – o que, por sua vez, ajuda a posicionar melhor a empresa no mercado e atrair investidores.

Além disso, sem a aplicação de conceitos contábeis durante o acompanhamento de custos de sua obra não é possível uma comparação direta com o orçamento. Comprometendo, portanto, a identificação de desvios quanto a previsto e realizado e também à estimativa de projeções e tendências.

Aliás, estes custos realizados com aplicação de conceitos contábeis para permitir comparação direta com o orçamento são chamados de custo técnico realizado.

Ou seja, existem diversos bons motivos para colocarmos esse assunto em pauta!

Entendendo o papel e as vantagens da contabilidade na construção civil

A contabilidade na construção civil ajuda a:

  • Indicar quais são os regimes tributários mais adequados para a construtora ou incorporadora, evitando gastos extras desnecessários e problemas fiscais.
  • Estabelecer os melhores modelos para contratação de diferentes profissionais, levando em conta o perfil do trabalho e do projeto, além das necessidades da empresa.
  • Dar uma visão sobre os conceitos contábeis no acompanhamento e controle de custos de construção, considerando a competência e os detalhes do controle de estoque de materiais.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *